arrow-tophomeinstagramfacebookemailpartnershippingsafecardmorearrow-bottomcartsupportsearchphonetagquestionuser-ochat_bubble_outline

A Casa 3 Irmãos é um comércio varejista que atua no segmento de tecidos, cama, mesa e banho desde 1930, na cidade de Marília, interior de São Paulo.

Seus fundadores foram os três irmãos: Feres Mattar, Chauky Mattar e Chafic Mattar, que por isso veio o nome da loja: Casa 3 Irmãos.

 

Cronologia:

 

  • 1920 - Feres Mattar desembarca no Porto do Rio de Janeiro vindo de Hasbaya (Líbano), juntamente com alguns familiares, onde morou por três anos.

  • 1923 - Mudou-se para São Paulo, residindo por três anos e a partir daí, começou a mascatear, viajando pelo interior de São Paulo.

  • 1926 - Instalou-se na cidade de Lençóis Paulista, abrindo um comércio com o cunhado e com Chauky Mattar (seu irmão) que neste mesmo ano, chegou do Líbano fazendo parte também da sociedade. Feres Mattar ficou sabendo que havia uma região chamada Alto Cafezal e que era muito promissora.

  • 1928 - Mudou-se com seu irmão Chauky para essa região, abrindo a Casa Combate na Rua São Luiz, altura do nº 1200, vendendo secos e molhados, armarinhos, chapéus, tecidos, enxovais, vestidos para batizados, etc.

  • 1929 - No dia 4 de abril, Alto Cafezal foi elevada a Município, recebendo o nome de Marília.

  • 1930 - Em janeiro desse ano, a Casa Combate saiu da Rua São Luiz, altura do nº 1200 e se instalou no nº 910, onde está até hoje.

  • 1936 - Com a chegada do seu outro irmão, Chafic Mattar, a casa Combate passou a se chamar Casa 3 Irmãos, que tinham como sócios: Feres, Chauky e Chafic Mattar.

  • 1950 - Até esse ano muitas mudanças foram acontecendo no comércio. A loja atendia uma clientela que moravam em sítios e fazendas, pois Marília era uma cidade voltada para a agricultura de café, amendoim, algodão, bicho da seda e milho. Para dar um bom atendimento aos seus clientes, buscavam do que eles procuravam e necessitavam, como: variedade em tecidos (inclusive para noivas), enxovais, armarinhos em geral e roupas para batizado.

  • 1952 - Seus irmãos Chauky e Chafic Mattar, foram para São Paulo abrindo cada um seu próprio negócio, e Feres Mattar continuou em Marília com a Casa 3 Irmãos. Feres junto com Geny, tiveram 3 filhos: Jeanette, Wilson e José Carlos. Jeanette casou-se e foi para São Paulo, Wilson aos 12 anos começou a trabalhar com seu pai e José Carlos foi para São Paulo fazer engenharia, onde também ficou morando e trabalhando.

  • 1960 - Quando Wilson começou a trabalhar, a Casa 3 Irmãos passou a vender somente Tecidos, Cama/Mesa/Banho e encontra-se nesse segmento até hoje.

  • 1975 - Terminando a faculdade, José Carlos voltou para Marília e junto com Wilson fizeram a primeira grande reforma, deixando a loja mais atualizada, com um novo layout e praticamente dobrando o seu espaço físico. Com essa mudança, a loja foi se especializando cada vez mais em Tecidos Finos, Cama, Mesa e Banho.

  • 1982 - Nesse ano, José Carlos saiu da sociedade, permanecendo somente na área de engenharia.

  • 1984 - Com o falecimento de Feres Mattar, seu filho Wilson passou a administrar a empresa, dando continuidade ao trabalho de seu pai e por agregar conhecimentos e aptidões natas de comerciante. Sempre se preocupando em trazer novidades, primando em dar um bom atendimento aos clientes, com muita honestidade e honradez, que eram características marcantes de seu pai.

  • 1997 - Entra para a sociedade, sua esposa Sônia Mara Martinez Mattar, vindo a somar e fortalecer o negócio. Para alavancar o negócio da família, Sônia sentiu necessidade de ir em busca de novos conhecimentos, onde a opção foi cursar Tecnologia em Gestão de Negócios e logo após MBA em Marketing. Com a nova visão empresarial, obtida na cadeira acadêmica, Sônia descobriu novos segmentos de mercado. Um dos exemplos foi a criação de seção especializada em cama, mesa e banho, por meio de parcerias com grandes fornecedores. Foi por iniciativa de Sônia, que se deu o início da reestruturação da empresa, pois até então a loja ainda não era informatizada, os controles de estoque, caixa e contábeis eram feitos manualmente em livros específicos, as tarefas eram divididas de forma aleatória, sem a análise de habilidades e competências e delegação de responsabilidades, ou seja, como a maioria das empresas familiares, não tinha a estrutura organizacional estabelecida.

  • 2009 – Aconteceu a terceira grande reforma, passando para 450m². Loja toda reestruturada: climatizada, informatizada, inovação do logo e da fachada.

 

 

Fachada Atual da Casa 3 Irmãos em 2009